12 gemas enfileiradas é um trabalho no qual se dispõe uma dúzia de ovos em 1 metro. É visível neste trabalho a vontade de dar forma a algo mole, maleável, pouco moldável. Como se conforma o orgânico a uma medida padrão? Existe um certo tom de brincadeira
com a materialidade da escultura. Se contrapõe forma e conteúdo, a seriação feita com gemas de ovo caipira, material tão delicado, cria
uma linha. Encontra-se um jogo entre dispersão de um conteúdo que antes habitava uma casca e caixa de ovos, agora sendo destrinchado
e fazendo parte de um novo todo.
    Tempo e cor também são questões presentes no trabalho, os diferentes tons de amarelo são realçados quando postos um ao lado
do outro, e a medida que o tempo passa, as gemas que não habitam mais sua casca, ou seja, não estão mais protegidas, passam agora a
sofrer os efeitos do mundo externo, ficando aos poucos, podres.


    12 egg-yolks in a row is a work in which a dozen eggs are placed equidistantly along one meter. What is evident in this work is the desire to shape something soft, malleable yet not moldable. How does an organic compound conform to a standard measurement? There is a certain game with the materiality of the sculpture. By opposing form and content, the serialization made with egg yolks, a delicate material, creates a line. There is also a game between the dispersion of a compound that used to inhabit a shell, now liberated and forming part of a new whole.
    Time and color are also important issues in this work, the different shades of yellow are contrasted when placed side by side, and as time passes, the egg-yolks that no longer inhabit their shell, that is - are no longer protected, now suffer the effects of the external world, gradually becoming rotten.


12 gemas enfileiradas, 2016
dúzia de gemas de ovo caipira
3 x 100 x 5 cm

12 egg-yolks in a row, 2016
dozen free-range egg yolks
3 x 100 x 5 cm



Foto|Photo: Julia Thompson

︎Natalie Braido